Representação dos Pontos de Cultura do Território Portal do Sertão

MEMÓRIA
VI FÓRUM DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DA BAHIA E I FÓRUM DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE CULTURA 
CENTRO DE CULTURA AMÉLIO AMORIM, 27 DE MAIO DE 2013



 Participei da abertura do evento, juntamente com Francisca Mestra Chica Cirandeira da Conga Santo Estevão.



A mesa de abertura com o Secretário de Cultura do Estado da Bahia Albino Rubim, o Secretário de Cultura de Feira de Santana, o Presidente do Conselho Estadual de Cultura Márcio Caires, representante da ADINCBA, representante da UEFS e representante do Consórcio Portal do Sertão Daniel Souza.



Fabrício Souza Barboza Contramestre Tatuzam - GT Capoeira CNPdC - também estava presente e registrou em fotografia e vídeo.





Algumas falas foram interessantes a ponto de me lembrar uma  máxima africana sobre a importância da palavra: "uma palavra pode incendiar uma cidade". A palavra bem dita será bendita e mau dita será maldita.




O auditório do Teatro estava lotado, público composto de representações de vários municípios baianos. Pensei que boa oportunidade para introduzir a apresentação do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura! Tinha esperanças de após ler exaustivamente slides sobre o SNC, o Secretário Estadual de Cultura algumas benditas palavras ao PCV e aos PdCs. Infelizmente nem sempre é como desejamos.


O Secretário de Cultura do Estado até falou muito rapidamente sobre o PCV! Mas antes fez um preâmbulo  com palavras tão mau ditas que melhor seria não tivesse falado: 
"Antes de terminar ainda preciso falar sobre duas coisas, que me disseram para falar e se não falar eu vou apanhar".
Confesso que esperava ouvir: preciso falar pela importância do tema, porque sou co-responsável, porque me foi demandado pela CEPdC, e etc.
Quero crer que o Secretário não o fez por mal. Parece que quis embarcar na onda do animador que a produção do evento contratou, um jovem ator que procurava de todo modo arrancar risos da platéia com piadas sobre situações de violência explícita (sobre pedradas dele um garoto em no motorista da ambulância que se vestia de Zé Gotinha) ou velada (sobre fanho e gago). 


O número cultural foi da Camerata OSBA. No repertório homenagem a Gilberto Gil. Muito bom. Ainda bem, para valer o esforço de estender a jornada de trabalho.





No final fiz a entrega da Carta de Juazeiro ao Secretário de Cultura do Estado Albino Rubim, de quem colhi um "recebido". Ossos do ofício, sabem como é!



I ENCONTRO TERRITORIAL DOS PONTOS DE CULTURA PORTAL DO SERTÃO PRODUZIDO PELA SECULT BA

















VISITA AOS PONTOS DE CULTURA DO TERRITÓRIO PORTAL DO SERTÃO JUNTAMENTE COM A SECULT

Tive a oportunidade e o prazer de acompanhar a representante da Secult Maria Ribeiro em visita aos Pontos de Cultura do Território Portal do Sertão.

Foram visitados os seguintes Pontos de Cultura: ORCARE, em Tiquaruçu Feira de Santana, representado por Asa Filho, do Sindicato Rural de Santa Bárbara, Maria das Graças, do PACE em São Gonçalo dos Campos, Livia.





Participação em Eventos

IX Encontro Municipal de Cultura do Portal do Sertão - em Antonio Cardoso 28/02/2011
O Instituto Odu Odara participou, através de sua coordenação executiva Maria Fulgência Bomfim do IX Encontro Municipal de Cultura do Portal do Sertão, hoje, em Antonio Cardoso.
O propósito foi iniciar um processo de sensibilização dos dirigentes de cultura para o Programa Cultura Viva e quanto à importância dos Pontos de Cultura.
Na oportunidade foi feito o convite aos presentes, em especial os dirigentes de cultura, para participarem das reuniões dos Pontos de Cultura do Portal, visando aprofundar o conhecimento e estabelecer parcerias.
Estavam presentes representantes de 07 municípios. Santo Estevão não compareceu e não deu justificativa. Feira de Santana não compareceu e alegou dificuldades de transporte; o que é, no mínimo lamentável, considerando a importância de Feira em relação aos outros municípios.
Pedro Paulo, da Associação Buriti doou um CD com o Protocolo Subaé, que está à disposição dos PC para copiar.



I Encontro de  Políticas Públicas de Convivência e Cultura de Paz - Salvador, 19-20/02/2011
O Instituto Odu Odara, através de sua coordenadora executiva Maria Fulgência Bomfim e sua conselheira Francisca Souza, participou do I Encontro de Políticas Públicas de Convivência e Cultura de Paz, que reuniu na cidade de Salvador / Bahia, mais de 60 representantes de Pontos de Cultura para dialogar sobre multiplicação da Cultura de Paz na Rede Cultura Viva do Ministério da cultura.



ENCONTRO DOS PONTOS DE CULTURA DO TERRITÓRIO PORTAL DO SERTÃO PÓS-TEIA 2010





















ENCONTRO PRÉ-TEIA BRASIL 2010
DOS
PONTOS DE CULTURA DO TERRITÓRIO PORTAL DO SERTÃO

DATA: 08 de março de 2010
HORÁRIO: 09:00`às 12:00
LOCAL: Centro de Cultura Amélio Amorim
CIDADE: Feira de Santana – BA

PAUTA:

- Situação dos PC em 2009
- Participação dos Pontos de Cultura nas Conferências de Cultura: Municipais, Estadual e Nacional
- Documentos do Fórum dos Pontos de Cultura
- Planos de Trabalho/Agendas dos Pontos de Cultura em 2010
- Sustentabilidade dos Pontos de Cultura: Formação, Captação de recursos, Intercâmbios
- Teia Brasil 2010 – Informações, Inscrição, Prioridades, Articulações
- Agenda do Encontro Pós-Teia Brasil 2010 dos Pontos de Cultura do Território Portal do Sertão
- O que ocorrer




Nenhum comentário:

Postar um comentário